Bruno Souza - JavaMan

Bruno Souza é Consultor da Summa Technologies e especialista em Cloud Computing na ToolsCloud. Conhecido como "JavaMan," Bruno é evangelista Java e open source, trabalhando no fortalecimento de comunidades de desenvolvedores.


Como diretor mundial de Open Source na Sun Microsystems, ele coordenou importantes comunidades como NetBeans e OpenSolaris. Bruno Souza fundou e foi presidente do SouJava, onde ajudou a criar a Comunidade Mundial de Grupos de Usuários Java. Desenvolvedor Java desde o surgimento da tecnologia, ele participou de alguns dos maiores projetos Java do país. Como palestrante de renome internacional, Bruno realizou centenas de apresentações em todo o mundo.


Além disso, Bruno Souza é Diretor da Open Source Initiative (OSI), onde discute a evolução do movimento open source, Presidente do Instituto Campus Party, fomentando a inovação no Brasil, e Coordenador do Nuvem, o Núcleo de Pesquisas em Virtualização e Mobilidade do LSI/USP.


Em 2022, Bruno Ferreira de Souza, também conhecido como o JavaMan Brasileiro, aceitou uma premiação vitalícia oferecida a ele durante a conferência do JavaOne em Las Vegas. Fundador e líder do SouJava, o maior grupo de usuários do Java no Brasil, Souza lidera a criação da comunidade Java não só em seu país mas pelo mundo. O SouJava é o maior grupo reconhecido de usuários do Java, com mais de 40 mil membros, mas essa é apenas uma parte da história. Souza viaja pelo mundo dando palestras para divulgar a linguagem de programação de código aberto.


Como já era de se esperar, Souza atribuiu o crédito de sua premiação à própria comunidade do Java, afirmando que a plataforma cresceu tanto, causando um impacto significativo no mundo, graças à sua comunidade brilhante de desenvolvedores. "Chegamos aqui por conta de vocês," afirmou ele, apontando a placa ao público do JavaOne de forma enfática, mostrando seu apreço.


"O Java tem sido incrível para as nossas vidas e carreiras, e nós mudamos o mundo," disse Souza. Souza é um Java Champion; atua como membro do conselho da Open Source Initiative; além de estar no Comitê Executivo do Java Community Process.


Projetos:


JRex: Java Remote Experience. O JRex é um projeto iniciado pelo pessoal do IAP, e que visa estudar uma série de tecnologias Java em um contexto de desenvolvimento de uma aplicação real. Se você tem interesse em aprender não apenas Java, mas uma série de tecnologias e conceitos de programação, esse projeto com certeza será de grande valia.


TIDE: TrueIDE, A Busca pela Verdadeira "IDE." Eu tenho uma certa "bronca" com a maioria das chamadas IDEs. IDE virou sinônimo de "ferramenta-mais-ou-menos-visual-com-compilador-e-debugger-integrado". No TIDE, eu procuro definir uma integração de várias ferramentas que me tragam o ambiente ideal para desenvolvimento de aplicações Java. Venha dar a sua contribuição!


Uso de Java na criação de sites: Esse site é uma experiência interessante, no qual estou tentando aplicar uma série de tecnologias Java na construção de um site web. No processo, estou criando e integrando desde ferramentas de criação de páginas, geração automática de páginas HTML, uso de Servlets em ambiente de web hosting, bancos de dados e tudo o mais que eu conseguir. As ferramentas que estão sendo definidas e criadas serão discutidas e disponibilizadas.


Uso de EJBs em Ambiente de Web Hosting: Esse é um projeto extremamente interessante, que está encontrando certas dificuldades (especialmente de tempo) para sair do papel. O objetivo é definir ferramentas, tecnologias e procedimentos para permitir a utilização de EJBs em ambiente de Web Hosting.


Fontes:


HICKINS, Michael. "JavaMan brasileiro Bruno Souza recebe prêmio de reconhecimento vitalício". Oracle Brasil, 07 de dez. de 2022. Disponível em: https://blogs.oracle.com/oracle-brasil/post/bruno-souza-javaman-brasileiro-premio-reconhecimento-vitalicio-java-one. Acesso em: 25 de nov. de 2023.


MotiveAção. "Bruno Souza - JavaMan". MotiveAção Palestras, [s.d.]. Disponível em: https://www.motiveacaopalestras.com.br/palestrantes/bruno-souza---javaman/. Acesso em: 25 de nov. de 2023. 

Comentários

Postagens mais visitadas