A indústria de Software na América Latina 1960 – 1970
Nos anos 60 e 70, a indústria de software estava dando seus primeiros passos na tecnologia. Grandes avanços tecnológicos ocorreram durante essa época, que acarretaram mudanças fundamentais para a tecnologia como a conhecemos hoje.
Início de uma Era
A década de 1960 marcou o início da Era da Informação, com o desenvolvimento de novos processadores e componentes tecnológicos. Apesar de a indústria de software começar a ter um desenvolvimento exponencial a partir dos anos 80, os anos 60 representam o pontapé inicial para isso. Foi durante esse período que o chip de memória Dynamic Random Access Memory (DRAM) foi inventado por Robert H. Dennard.
País Dominante
Na década de 60, os EUA dominaram o setor de tecnologia, graças ao grande número de universitários. Nessa mesma época, as empresas que produziam computadores começaram a separar o preço do computador da distribuição de software, influenciando alguns produtores de software a criar e aplicar programas em computadores de grande escala. Essas inovações demarcaram a primeira era da tecnologia, pois a partir dos anos 70 começaram a ser criados os microprocessadores, que influenciaram a criação de computadores menores.
Invenções Notáveis
Algumas das invenções que marcaram a década de 1960 foram o COBOL, uma linguagem de programação criada por fabricantes de computadores em conjunto com o Pentágono; o DRAM, um chip de memória barato; o PDP-1, um dos primeiros minicomputadores; e o Quicksort, um algoritmo de ordenação.
Apesar de não haver muitas informações sobre a indústria de software na América Latina durante os anos 60, devido ao fato de estarem apenas começando seu desenvolvimento, podemos notar que esse período foi marcado por grandes avanços, como a criação do COBOL e do chip de memória DRAM. Com esses avanços tecnológicos, formou-se a indústria de software que conhecemos hoje.
Fontes
- MENDES, Ruy. A experiência das empresas transnacionais no desenvolvimento do setor de software no Brasil. Disponível em: https://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/895/1/O%20futuro_industria_software_perspectiva_Brasil.pdf. Acesso em: 17 de nov. de 2023.
- BASTOS TIGRE, Paulo; SILVEIRA MARQUES, Felipe. Apropriação tecnológica na economia do conhecimento: inovação e propriedade intelectual de software na América Latina. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ecos/a/D6CjncGN4PyYvmf7yktMzbL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 17 de nov. de 2023.
- CHM (Computer History Museum). Timeline of Computer History. Disponível em: https://www.computerhistory.org/timeline/1960. Acesso em 17 de nov. de 2023.
Comentários
Postar um comentário